quarta-feira, 2 de março de 2011

FUNÇÕES EXERCIDAS PELOS ÓRGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS

Os órgãos linfóides são classificados em primários e secundários.
Os primários são responsáveis pela produção e maturação de linfócitos, incluindo o timo e a medula óssea.
Os secundários são os órgãos onde os linfócitos estimulam a produção de anticorpos, entre os quais citam-se as adenóides, baço, placas de peyer, apêndice, linfonodos e vasos linfáticos. Esse conjunto de órgãos está distribuído conforme a Figura abaixo
ÓRGÃOS LINFÓIDES PRIMÁRIOS:
• Medula óssea: É o órgão responsável pela geração de elementos sangüíneos, tais como as hemácias, monócitos, plaquetas, linfócitos B e leucócitos polimorfo nucleares (granulócitos). É o local onde se desenvolvem as células B e células-tronco.
• Timo: Local onde as células T se desenvolvem, sendo que algumas células migram da medula óssea para o timo e transformam-se em células T.
ÓRGÃOS LINFÓIDES SECUNDÁRIOS:
• Amígdalas e adenóides: Local onde estão presentes grandes quantidades de células linfóides e constituem a parte do SIH associada às mucosas ou ao intestino.
• Linfonodos: Ambiente onde ocorre a resposta imunológica adaptativa, caracterizados por um vasto sistema de vasos responsáveis pela coleta de fluído extracelular dos tecidos, fazendo-o retornar para o sangue. Esse fluído é produzido pela filtragem do sangue e denomina-se linfa.
• Apêndice e Placas de Peyer: Linfonodos especializados contendo células imunológicas destinadas à proteção do sistema gastrointestinal;
• Baço: É o único órgão linfóide na corrente sangüínea. Possui a função de remover as células sangüíneas envelhecidas e combater organismos que invadem a corrente sangüínea ou são levados por ela até o baço.
• Vasos linfáticos: Rede de canais que transporta a linfa para o sangue e órgãos linfóides. Os vasos aferentes drenam o líquido dos tecidos e carregam as células portadoras dos antígenos dos locais de infecção para os órgãos linfáticos. As células apresentam o antígeno aos linfócitos que estão circulando.

6 comentários:

  1. Oi boa noite fiz izame de sangue não deu nada nem colesterol fiz izame do coração que dá para ver as veia sanguines não deu nada mas a presapr quando tô nervosa almenta tem perigo que devo fazer o medivm passou protononolol de 40 mas não controla

    ResponderExcluir
  2. Quem conduz os linfócitos até os órgãos secundários?

    ResponderExcluir